Qual a importância do SSD
10 de novembro de 2024Como proteger o Instagram? 8 dicas para aumentar a segurança da sua conta
13 de novembro de 2024Um artigo recente no site tomshardware.com observa que as vendas de unidades de disco rígido (HDD) caíram 35% ano a ano no primeiro trimestre de 2023.
Enquanto isso, a MarketWatch projeta que o mercado de unidades de estado sólido (SSD) atingirá quase US$ 27 bilhões até o final de 2030. E a TechRadar intitulou um artigo recente , “SSD pode acelerar o fim do HDD à medida que a paridade se aproxima em 2023”.
Se você é um profissional de TI, conforme os preços dos SSDs caem, você provavelmente está considerando se HDDs ou SSDs atendem melhor às suas necessidades para casos de uso específicos. Então, vamos analisar os prós e contras das duas tecnologias.
HDDs vs. SSDs: Diferenças Estruturais
O primeiro HDD comercial foi enviado em 1956. Os HDDs dependem de discos magnéticos giratórios, ou pratos, para armazenar e recuperar dados, lendo e gravando nesses pratos com braços mecânicos. A velocidade na qual os dados podem ser acessados depende da velocidade de rotação dos pratos. Os HDDs são uma tecnologia testada e comprovada, mas têm limitações.
SSDs usam chips de memória flash, ou armazenamento flash, inventados por um engenheiro da Toshiba em 1984. SSDs são um tipo de memória não volátil — em outras palavras, não requer uma fonte de alimentação contínua para reter dados ou códigos armazenados. SSDs não têm nenhuma parte móvel, em vez disso acessam dados armazenados em uma grade de células de memória sem qualquer movimento mecânico.
HDDs vs. SSDs: Velocidade e Desempenho
Embora os HDDs tenham melhorado consideravelmente ao longo do tempo em termos de velocidade, eles não conseguem acompanhar os SSDs. O acesso físico aos dados leva tempo, pois o braço de leitura/gravação se move sobre o prato giratório. A latência do HDD também pode causar atrasos, especialmente ao lidar com arquivos grandes ou várias operações de leitura/gravação em execução simultaneamente.
Como eles dependem de eletricidade em vez de peças móveis para acessar dados, os SSDs oferecem velocidades de leitura/gravação muito mais rápidas. Os tempos de acesso são quase instantâneos, então eles fazem sentido em casos de uso e aplicativos onde a latência é um problema.
HDDs vs. SSDs: Confiabilidade e Durabilidade
A própria estrutura que faz os HDDs funcionarem também é o motivo pelo qual eles são mais propensos a falhas do que os HDDs. Os HDDs estão sujeitos a quebras causadas por choques, vibrações ou apenas desgaste simples. As peças móveis são particularmente suscetíveis a danos — especialmente as cabeças de leitura/gravação em constante movimento. E a estrutura magnética dos HDDs os torna suscetíveis à perda de dados na presença de campos magnéticos fortes.
Sem partes móveis, os SSDs são geralmente mais duráveis e confiáveis. Eles podem suportar choques e vibrações melhor do que os HDDs e, como não dependem de armazenamento magnético, não perdem dados se expostos a um campo magnético. A limitação mais importante a ser observada sobre os SSDs é que eles oferecem uma vida útil limitada em termos do número de ciclos de gravação que cada célula de memória pode sustentar. O Enterprise Storage Forum diz que a vida útil de um SSD é de 256 terabytes gravados ao longo do tempo ou TBW . Depois disso, as chances de falha de unidade ou perda de dados de um SSD aumentam.
HDDs vs. SSDs: Capacidade e Custo
Conforme observado no primeiro parágrafo, os HDDs têm uma vantagem de custo sobre os SSDs por enquanto. Mas com a paridade de preços no horizonte, a equação de TI para qual unidade você deve usar também está mudando. Por enquanto, os HDDs têm uma vantagem em capacidade e podem atender a muitos requisitos de desempenho. Mas as capacidades dos SSDs estão crescendo, então essa diferença pode durar apenas um curto período.
Caso de uso impulsiona escolhas
No final das contas, seu caso de uso determinará se você deve escolher HDDs ou SSDs. Onde velocidade, durabilidade e confiabilidade são prioridades, SSDs ganham de lavada. Onde custo e capacidade entram em jogo, HDDs podem ser sua melhor escolha. Tudo depende do tipo de dados que você está armazenando, como eles serão usados e seu orçamento.
Para obter ajuda especializada para entender suas opções de armazenamento, bem como garantir a resiliência dos dados armazenados, escolha um parceiro de tecnologia da Arcserve .